De acordo com uma nova investigação, beber um copo de vinho por dia diminui para metade o risco de cancro na próstata e protege o homem contra as formas mais agressivas da doença.
O cancro da próstata é um dos cancros que mais vítimas produz em países industrializados e afecta mais de 500.000 homens por dia no mundo. Estima-se que este número aumente com a idade.
O estudo foi realizado por cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research, Seatle, US, que descobriram que homens que consumissem quatro ou mais copos de vinho tinto por semana reduziam o risco de cancro da próstata em 50%.
"Dos homens que consumiram 4 ou mais copos de vinho tinto por semana pudemos verificar 60% menos da incidência das formas mais agressivas, do cancro da próstata", referiu Janet Stanford. A forma clínica mais agressiva do cancro da próstata foi onde se verificou a maior redução do risco.
No entanto, Janet Stanford, constatou que nem a cerveja, licor ou vinho branco têm qualquer efeito significante na doença, levando-a a crer que o antioxidante resveratrol, é a chave do puzzle. Verificou ainda, que o risco de contrair cancro da próstata baixou 6% por cada copo de vinho tinto consumido por semana, no entanto estes resultados tornavam-se mais evidentes com o aumento do consumo moderado. Os investigadores referem que apesar de terem revelado estes resultados, o vinho deve ser bebido com moderação.
Para o estudo, os investigadores entrevistaram 753 pacientes com cancro da próstata diagnosticado recentemente e 703 pacientes para controlos saudáveis. Apesar deste estudo ser baseado em números relativamente pequenos, os resultados são intrigantes e sugerem que o benefício potencial do efeito do vinho tinto e do resveratrol (agente químico-preventivo involvido) serão muito importantes na diminuição das formais mais agressivas do cancro da próstata do que serão úteis na prevenção.
Fonte: Nutraingredients.com