16 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
UE Toma Medidas contra a Presença de Corantes Ilegais
2005-05-12

O Comité Permanente para a Cadeia Alimentar e Sanidade Animal reuniu a 10 de Maio para analisar a adulteração de produtos alimentares com corantes ilegais, em particular as descobertas no Reino Unido da utilização do corante Para Red.

A reunião determinou que a Agência Europeia de Segurança Alimentar será encarregada de rever os dados toxicológicos disponíveis. Os resultados desta análise deverão estar prontos dentro de 2 meses.

Foi também estabelecida uma parceria entre laboratórios de diferentes Estados-Membros para o desenvolvimento de métodos analíticos para o corante Para Red. Pretende-se estender esses métodos à análise de outros corantes similares utilizados em produtos alimentares e melhorar a consistência científica dos resultados.

Os Estados-Membros deverão continuar a realizar controlos dos produtos alimentares reportando os resultados dos mesmos à Comissão, mensalmente, a partir de 1 de Julho. O Comité quer, assim, determinar a extensão da adulteração de alimentos e o grau de exposição a que estão sujeitos os consumidores.

Ficou, ainda, decidido que a Comissão Europeia deverá continuar o trabalho de sensibilização da indústria alimentar para os perigos dos corantes proibidos, considerados potencialmente cancerígenos, relembrando os industriais das suas responsabilidades estabelecidas na legislação comunitária.

Os resultados de todas estas operações serão transmitidos a países terceiros para que as suas exportações possam estar em conformidade com as exigências europeias.

Em comunicado, a Comissão Europeia esclarece que o limite de detecção para a maior parte dos corantes semelhantes ao Para Red é de 0,5 a 1mg/kg. Para já, todos os produtos alimentares que contenham este tipo de ingredientes deverão ser retirados do mercado.



Fonte: Comissão Europeia e Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt