18 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Confirmação: Salmonelas causaram encefalite mortal a criança
2005-06-30

A criança de três anos que faleceu terça-feira no Hospital São João (Porto) foi vítima de encefalite causada por salmonelas, confirmou hoje o delegado de Saúde de Felgueiras.

De acordo com Fernando Dinis, as outras duas crianças infectadas com aquele microrganismo, um irmão da vítima, de sete anos, e um outro rapaz, ambos da freguesia de Friande em Felgueiras, encontram-se internados no Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães, estando o seu estado de saúde a melhorar.

O médico adianta que as crianças poderão ter sido infectadas com salmonella por terem bebido água de um fontanário da zona, uma suspeita que terá agora de ser confirmada com os resultados da investigação bacteriológica, que será realizada na sequência de uma colheita de água no local.

«É apenas uma hipótese e que vai demorar algum tempo a confirmar», sublinhou, frisando que a salmonela também pode ter sido ingerida através de ovos ou de um simples bolo.

Para fazer face à possibilidade de a água estar contaminada, a delegação de Saúde de Felgueiras aconselhou os habitantes de Friande e os de todo o concelho a consumirem água da rede pública, ou, em alternativa, água engarrafada.

«Caso pretendam continuar a usar água do fontanário ou de outra mina ou poço devem fervê-la bem antes de a beber», realça.

Fernando Dinis sublinha que em certos meios rurais há ainda pessoas que, tendo água da rede pública a passar à porta de casa, não fazem a respectiva ligação, recorrendo a poços ou furos, ou então, que usam água pública misturada com água de outras origens.

De acordo com fonte hospitalar, a vítima mortal residia em Friande, Felgueiras, e faleceu terça-feira no Hospital São João, no Porto depois de ter estado internada no Hospital de Guimarães.

Inicialmente os familiares temeram tratar-se de meningite, mas esta hipótese veio a ser afastada pelos médicos.

A criança dera entrada no Hospital de Felgueiras na segunda-feira, juntamente com o irmão, de sete anos.

Transportados para o Hospital de Guimarães, os dois irmãos - conjuntamente com uma terceira criança - foram atendidos na urgência, tendo-lhes sido diagnosticada uma «desidratação grave», supostamente provocada por gastrenterite.

Na terça-feira, o estado de saúde do mais novo dos dois irmãos agravou-se, obrigando à sua transferência para o Hospital São João do Porto, onde acabou por falecer.



Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt