Foi há 15 anos que o primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE) foi detectado em Portugal. A enfermidade ainda não está erradicada, mas desde 2000 tem vindo a diminuir.
No total, e desde 1990, foram confirmados 952 animais infectados com BSE. O ano de 1999 ficou conhecido como o de maior pico da doença, tendo registado-se 159 casos.
Em 2000, o número também foi elevado (150) e ficou marcado pelo início de «uma fase de prevenção mais eficaz, fazendo testes rápidos em todos os bovinos com mais de 30 meses que iam para abate, mesmo os que não apresentavam qualquer sintomatologia clínica da doença», lembrou Alexandre Galo, que acompanhou a investigação da doença desde 1986, num laboratório de Edimburgo.
Numa segunda fase, passaram também a realizar-se exames em «animais que morrem nas explorações sem qualquer vestígio da doença, e mais uma vez se confirmou que estes também estavam contaminados», acrescentou.
Actualmente, no nosso país, o número de casos detectados é muito mais baixo. Em 2004, foram registados 84 casos, este ano 15.
Fonte: Jornal de Notícias e Confagri