19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Queijo Fresco: Produtores Artesanais Vendem Ilegalmente
2005-08-10

Continuam a subir, a um ritmo praticamente diário, os casos de brucelose na região de Leiria.

O número de doentes ascende já a três dezenas, residentes nos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós. O surto terá tido origem no consumo de queijo fresco, fabricado artesanalmente e cuja venda é ilegal, pois a brucelose é transmitida apenas através do consumo de produtos lácteos não pasteurizados.

No decorrer das suas acções, as autoridades veterinárias locais aconselharam os produtores a deixarem de vender os seus produtos ou a tomarem medidas para legalizar a actividade. "É certo que se torna mais dispendioso produzir os queijos de forma legal, mas não pode ser de outro modo quem não tem condições, não pode continuar a produzir", realça, lembrando que, na região, existirão apenas "uma ou duas queijarias legais".

José Eusébio, o veterinário municipal, explica ainda a dificuldade que é encontrar a origem da doença, devido à rotatividade dos animais.

Entretanto, lançou o seguinte alerta: "O consumo de queijo fresco pode ser feito, desde que sejam asseguradas algumas medidas de segurança. Os consumidores devem adquirir apenas os produtos que estejam identificados com selos de garantia. Assim, sabe-se que o queijo é pasteurizado e que foi fabricado com as medidas de higiene necessárias. É a única garantia da qualidade".



Fonte: ANIL

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt