O Campylobacter ao contrário do que acontece com muitos outros microrganismos associados a toxinfecções, não é vulgarmente conhecida pela população. Apesar deste desconhecimento, ele ocupa o segundo lugar no ranking dos microrganismos responsáveis por toxinfecções alimentares.
Sintomas
A infecção provocada pelo Campylobacter é normalmente caracterizada pela presença de febre e aparecimento de diarreias, que em alguns casos podem abundantes e aquosas.
Produtos mais susceptíveisFrango, carne, peixe, moluscos, ostras.
Risco elevado para produtos que são consumidos crus e porque há falta de métodos de identificação rápida para avaliar a presença deste microrganismo.
Como minimizar o risco
A presença deste microrganismo depende muito das condições que são usados em todos os processos de manipulação dos alimentos, desde a produção até ao consumo. Para minimizar deve-se evitar que ocorram roturas na cadeia de frio de conservação dos produtos alimentares, não esquecendo o transporte, cozinhar adequadamente os alimentos (temperatura dos assados ou dos fritos elimina o risco) e ainda ter o cuidado de desinfectar e limpar convenientemente todas as superfícies onde ocorre a manipulação dos alimentos.
Tratando-se igualmente de uma bactéria que frequentemente está presente no tracto intestinal dos humanos e dos animais, todos os manipuladores deverão lavar com sabões desinfectantes sempre que utilizam a casa de banho.