O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, publicou uma nova versão online da Tabela de Composição de Alimentos (TCA), documento de referência nacional para a composição de alimentos consumidos em Portugal. Esta edição contempla dados de 1330 alimentos e de 44 componentes/nutrientes (Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais), dois dos quais (iodo e selénio) publicados pela primeira vez.
A nova versão (6.0) da TCA está disponível no site PortFIR, sendo possível descarregá-la em formato Microsoft Excel, bem como fazer pesquisas online através, por exemplo, de palavras-chave, grupos de alimentos, componentes ou lista alfabética e comparar alimentos.
A introdução de novos alimentos foi feita, principalmente, com base no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016), com relevância para o grupo dos laticínios (queijos) e leguminosas. As determinações analíticas dos componentes foram realizadas nos laboratórios do INSA, com base numa amostragem representativa do consumo atual da população portuguesa.
Foram ainda efetuadas diversas revisões (teores de alguns componentes, descrição dos alimentos, exclusão de alimentos atualmente não comercializados), e adicionadas partes edíveis a mais alimentos. Foi também realizada uma revisão dos alimentos existentes na TCA, quer relativamente à sua descrição quer ao teor dos respetivos componentes, bem como a exclusão dos produtos que já não existem no mercado.
A atualização da TCA é um trabalho permanente e realizado em linha com os alimentos consumidos pela população portuguesa, com a evolução dos métodos analíticos e de acordo com critérios de qualidade estabelecidos internacionalmente. Desde 2017 que o INSA publica atualizações da TCA anuais, cujo acesso é livre.
Fonte: INSA