Cientistas de Taiwan criaram «ovos medicinais» à base de antígenos que quando ingeridos podem servir para combater várias doenças. Ao injectar germes patogénicos em galinhas os investigadores fizeram com que os animais pusessem ovos que contém substâncias que induzem à formação de anticorpos.
O seu projecto vai ser dado a conhecer na exposição Bio Taiwan 2005, que se realiza entre os dias 22 e 25 de Julho em Taipé. O projecto pertence ao laboratório de produtos animais em Hsinhua, distrito de Tainan.
Liu Jui-cheng, cientista desse centro, afirmou que «as galinhas desenvolvem anticorpos que são transmitidos às gemas dos ovos em quantidades que variam entre 2% e 100%».
Quando as pessoas consomem os «ovos medicinais» absorvem os anticorpos que ajudam a combater doenças.
Liu explicou que até ao momento só injectaram um germe em cada ocasião às galinhas, mas iniciaram experiências com a inoculação de múltiplos agentes patogénicos para desenvolver ovos que combatam várias doenças.
Já existem «ovos medicinais» contra bactérias como a Escherichia coli, desencadeante de diarreias sangrentas, ou a Klebsiella pneumoniae, causadora da pneumonia.
Fonte: Diário Digital