Os médicos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, afastaram a hipótese de o cidadão indiano que ontem deu entrada na unidade estar infectado com o vírus da gripe das aves e consideraram desnecessário rastreá-lo.
O director do hospital, Pedro Canas Mendes, pormenorizou que o teste que permite identificar a presença do vírus responsável pela infecção da gripe das aves «não chegou a ser feito, porque só está indicado quando a sintomatologia e a história epidemiológica se conjugam».
O médico explicou que, além de faltar ao doente um «sintoma cardinal da infecção», dores de cabeça intensas, o resultado dos testes médicos entretanto realizados e as informações recolhidas junto do doente levaram a que a hipótese de infecção pelo vírus da gripe das aves fosse afastada ao início da noite.
A possibilidade de rastrear o cidadão indiano a este vírus foi colocada após a sua entrada no Hospital Curry Cabral, a meio da tarde, tendo Pedro Canas Mendes realçado então que o exame ao vírus da gripe das aves só seria feito se os outros testes não identificassem a origem da sintomatologia do doente.
O cidadão indiano, de 51 anos, foi resgatado na tarde de terça-feira de um navio com pavilhão chinês que provinha da Indonésia, e que atracou ao largo de Cascais, com sintomas que incluíam febres altas e calafrios.
Após uma observação sumária e o resultado das primeiras análises, o quadro clínico «não parece configurar doenças infecciosas possíveis de adquirir na região de origem - dengue, pneumonia atípica ou meningite meningocócica», estando já identificada uma infecção bacteriana generalizada no sangue do doente, explicou Pedro Canas Mendes.
O médico adiantou também que a situação do doente é grave, mas que, segundo asseveraram os infecciologistas do hospital, «não tem nenhum potencial contagioso».
Cipriano Justo, delegado de Saúde de Cascais, adiantou que os restantes elementos da tripulação não apresentavam qualquer dos sintomas detectados no cidadão indiano resgatado.
O cidadão indiano começou a manifestar sintomas da infecção há oito dias e, perante a resistência das febres altas aos anti-piréticos foi solicitado o desembarque do doente, por motivos de saúde.
O doente foi resgatado pelo Instituto de Socorros a Náufragos e elementos da Capitania de Cascais e deu entrada no Hospital Curry Cabral - unidade de referência para as doenças infecto-contagiosas - por decisão da Direcção-Geral da Saúde.
A gripe das aves é uma doença infecciosa destes animais, causada por uma estirpe do grupo A do vírus da gripe e altamente contagiosa entre as aves.
As autoridades de saúde mundiais receiam que este vírus, com uma grande capacidade de mutação e que até agora apenas se transmite entre os animais, e destes para os seres humanos, possa passar a transmitir-se de homem para homem.
Fonte: Diário Digital