Segundo cientistas, o café pode alterar a capacidade do organismo para metabolizar o açúcar nos consumidores com diabetes do tipo 2.
Após um estudo realizado na “Duke University Medical Center” na Carolina do Norte, investigadores americanos afirmam ter descoberto uma ligação entre a dose de cafeína consumida e o aumento dos níveis de glucose e insulina em doentes com diabetes do tipo 2.
Classificada como uma epidemia pela “World Health Organization”, cerca de 171 milhões de pessoas sofrem de diabetes. A Associação Americana de Diabetes estima que cerca de 90% dos 17 milhões de Americanos diagnosticados com diabetes, são do tipo 2.
A investigação realizada baseou-se no estudo dos efeitos da cafeína nos níveis de glucose e insulina e nas respostas à glucose e insulina a um teste de tolerância.
A 14 consumidores habituais de café (11 homens e 3 mulheres, com idades compreendidas entre os 61 e 69 anos) com um histórico de pelo menos 6 meses de diabetes do tipo 2, tomando medicação, foram fornecidas cápsulas de cafeína.
Após a ingestão das cápsulas de cafeína foram retiradas amostras ao sangue aos voluntários, e de seguida fornecidas refeições líquidas.
Após a ingestão da refeição líquida, nos voluntários a que foi fornecida cafeína, registo-se um aumento de 21% nos níveis de glucose e insulina.
Fonte: FoodNavigator