Na União Europeia a produção e o consumo de carne de vitela (veau) só são significativos em alguns Estados membros: 3 países asseguram cerca de 75 % da produção comunitária de carne de vitela e 2 destes 3 países representam o essencial do consumo na UE.
No entanto, a produção e o consumo de carne de vitela são reportados em quase todos os países da União Europeia.
As carnes vendidas no mercado da UE sob a denominação ‘veau’ resultam de animais produzidos em sistemas diferentes. As características em termos de alimentação, de idade e de peso ao abate dos animais variam sensivelmente.
Esquematicamente, parece que quanto mais idade tem o animal, menos consome produtos lácteos; estes são substituídos por fibras e cereais, e o peso do animal aumenta. Em certos casos a alimentação láctea é completamente suprimida. As características organolépticas (cor, textura, sabor…) das carnes obtidas estão intimamente ligadas ao modo de produção.
Recentemente, diversos Estados membros pediram à Comissão a harmonização da definição de vitela ao nível comunitário, no interesse dos consumidores.
A Comissão pretende fazer uma consulta aos consumidores europeus, tão ampla quanto possível, sobre esta questão, pelo que convida os consumidores a responderem a um questionário disponibilizado no seu site, no endereçohttp://europa.eu.int/yourvoice/forms/dispatch?form=385&lang=FR.
O referido questionário está disponível em diversos idiomas, como o francês, inglês ou espanhol, mas não em português.
Fonte: AgroPortal