O Gabinete Alimentar e Veterinário (FVO) da União Europeia publicou um relatório sobre o bem-estar animal de galinhas poedeiras em Espanha, concluindo que o país tem sido lento e inadequado nas medidas tomadas para progredir nesta área.
O FVO esteve em Espanha entre 28 de Fevereiro e 4 de Março com o objectivo de avaliar a aplicação da legislação comunitária em matéria de bem-estar animal nas explorações de galinhas poedeiras, além de pretender determinar as mudanças efectuadas desde a última inspecção, que havia detectado problemas significativos.
Em Aragão, 8% das explorações inspeccionadas em 2003 e 2004 apresentavam-se sobrecarregadas, tal como 30% das explorações de Múrcia inspeccionadas em 2004. Esta sobrecarga era de 20 a 25% e, além disso, detectou-se uma inclinação excessiva das jaulas.
A administração central espanhola tem proposto, sucessivamente, a aprovação de uma lei nacional para o estabelecimento de sanções para infracções cometidas em termos de bem-estar animal. Para o FVO, é fundamental que este diploma seja aprovado.
Sugere, ainda, aumentar a sensibilização dos produtores em relação ao bem-estar animal, incrementando a sua formação. É necessário, além disso, que as autoridades espanholas melhorem os controlos.
Fonte: AgroDigital e Confagri