19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Ameaça da gripe da aves é maior que da Sars
2005-08-26

Médicos do sul da China referiram, que a gripe das aves representa uma ameaça maior aos humanos do que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

Os humanos aprenderam a controlar a SARS, o que não aconteceu com a gripe das aves, que se pode espalhar através da migração de aves selvagens.

A gripe das aves já matou 62 pessoas na Ásia desde 2003 e obrigou proprietários de “granjas” a abaterem milhões de animais.

Caso o vírus sofra uma mutação e se torne mais facilmente transmissível entre humanos, a gripe das aves pode provocar uma epidemia global, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Zhong Nanshan principal especialista em SARS, "a gripe das aves não está efectivamente contida, a ameaça de uma mutação, podendo as pessoas transmiti-la ainda está aqui, e a ameaça é enorme".

A Sars surgiu no sul da China, tomou conta da Província de Guangdong e se espalhou pelo mundo em 2003, infectando 8.000 pessoas e matando 800 delas.

Os temores de uma pandemia da gripe das aves cresceram desde que foi achada uma cepa letal do vírus, antes confinada à Ásia, no leste da Rússia e no Cazaquistão.

Não se sabe ainda, porém, se essa cepa é o vírus H5N1, encontrado em vários países da Ásia.

Segundo Li Baojian, professor da Universidade de Zhongshan, um surto da gripe das aves entre humanos seria desastroso.

"Para a saúde e vidas humanas, representa uma grande ameaça, e isso afecta o desenvolvimento económico global, a estabilidade política. É muito agudo e muito assustador", em comentário à Reuters.

Especialistas consideram o sul da China um terreno fértil para o surgimento de novas doenças.

Final da década de 1960, aconteceu a última grande pandemia de gripe e matou cerca de 4 milhões de pessoas no mundo.



Fonte: Reuters

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.