19 de Maio de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Brasil: Ministério da Fazenda rejeita responsabilidade no surto de febre aftosa
2005-10-17

O ministro da Fazenda brasileiro, António Palocci rejeitou sábado qualquer responsabilidade do Ministério que tutela no surto de febre aftosa no país que já causou elevados prejuízos na exportação da carne brasileira.

"Não houve, nem por parte do Ministério da Fazenda, nem do Ministério da Agricultura, qualquer falta de iniciativa em relação à aftosa e, para encarar com seriedade a situação, temos de ver primeiro o que aconteceu: se foi feita vacinação, se ela foi feita de forma correcta e, se foi feita, porque não deu bons resultados", referiu António Palocci.

A febre aftosa afectou 140 bovinos de uma propriedade em Mato Grosso do Sul, onde foram aplicadas medidas sanitárias de urgência, como o abate de 582 animais da mesma propriedade.

Pelo menos 30 países, entre os quais Portugal, suspenderam parcial ou totalmente a importação de carne brasileira devido ao foco de febre aftosa que, apesar de não afectar o ser humano, é uma doença altamente contagiosa para animais como porcos, carneiros, vacas, cabras e ruminantes.

Os produtores brasileiros de carne prevêem uma redução de cerca de 60 por cento nas exportações de carne bovina para os países comunitários este ano.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, com um cerca de 195 milhões de cabeças de gado, sendo 25 milhões (12,8 por cento) no Estado de Mato Grosso do Sul.

O país exportou cerca de dois milhões de toneladas de carne bovina em 2004, num total de dois mil milhões de euros, segundo informações do Ministério da Agricultura.

Mais duas explorações suspeitas de infecção pela febre aftosa no Brasil

Foram detectadas mais duas explorações, no Brasil, suspeitas de estarem infectados com a febre aftosa. Ambos os casos se situam no estado do Mato Grosso do Sul.

Uma das explorações sob suspeita é vizinha do foco inicial de febre aftosa, detectado na semana passada.

A outra situa-se num município vizinho já submetido a quarentena, mas os animais já apresentam sintomas da doença.

Vários países, incluindo Portugal, já declararam o embargo às importações de carne proveniente do Brasil, situação que poderá significar para o país a perda da liderança mundial das exportações de carne de bovino.



Fonte: Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.