12 de Maio de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Sacos de papel, embalagens estratégicas no novo quadro regulamentar europeu
2025-05-05

Por ocasião da iminente entrada em vigor dos novos quadros regulamentares para a sustentabilidade promovidos pela União Europeia, o sector do papel na Europa corrobora o seu pleno cumprimento dos requisitos fundamentais de rastreabilidade, reciclabilidade e transparência ambiental, antecipando uma legislação que redefine o panorama das embalagens. A partir da plataforma La Bolsa de Papel, o seu diretor, Ángel Dapena, assegura que “a sustentabilidade já não é uma opção, é um quadro legal exigente. E o saco de papel cumpre-o desde a origem”.
 
O saco de papel é facilmente integrado nos sistemas de recolha existentes. Imagem gerada por inteligência artificial.

Rastreabilidade, reciclabilidade e veracidade: três requisitos já cumpridos

O novo pacote legislativo europeu - composto pelo EUDR sobre cadeias livres de desflorestação, o Regulamento relativo a embalagens e resíduos de embalagens e a Diretiva relativa a alegações ecológicas - não só coloca a tónica na gestão de resíduos, como também desloca o foco para o início da cadeia de valor. Neste sentido, é colocada uma série de questões a que qualquer material deve ser capaz de responder: “de onde vem o material?”, “como é obtido?” e “pode ser provada a sua origem ética e o seu impacto ambiental?”, afirmam fontes da plataforma num comunicado de imprensa.

O Regulamento EUDR obriga a garantir que produtos como o papel provêm de fontes não ligadas à desflorestação a partir de 2020 e exige a rastreabilidade até à parcela florestal de origem. O Regulamento relativo a embalagens e resíduos de embalagens (PPWR) exige que todas as embalagens sejam concebidas de forma sustentável, facilmente recicláveis e compatíveis com a economia circular. Além disso, a diretiva relativa às alegações ecológicas exigirá que todas as alegações ambientais sejam apoiadas por provas técnicas e validação independente.

Embalagens alinhadas com a sustentabilidade desde o início

Neste novo contexto legislativo, o saco de papel destaca-se como uma das embalagens que já cumpre os principais requisitos regulamentares e ambientais. Entre suas caraterísticas estão:

1. Origem renovável, pois é fabricado com fibra de celulose proveniente de florestas geridas de forma sustentável, sob certificações como FSC e PEFC.

2. Reciclabilidade real, já que mais de 80% dos sacos de papel são efetivamente reciclados na Europa.

3. Circularidade comprovada, uma vez que o papel pode ser reciclado até oito vezes sem perda de qualidade.

4. Rastreabilidade total, graças aos sistemas avançados de certificação de origem implementados pelo sector do papel.

Além disso, continuam as mesmas fontes, este tipo de embalagem integra-se facilmente nos sistemas de recolha existentes, é apoiado pelos consumidores e gera benefícios em termos de reputação para as marcas que por ele optam.

Perceção positiva e valor acrescentado para as marcas

De acordo com estudos recentes, 95% dos consumidores avaliam positivamente os sacos de papel, enquanto 63% consideram que estes melhoram a imagem das lojas que os utilizam. Num ambiente marcado por uma cidadania mais exigente, informada e regulamentada, a embalagem torna-se um meio fundamental para projetar credibilidade. “Cumprir a lei é importante, mas transformar o cumprimento em valor de marca é a verdadeira oportunidade”, acrescentou Ángel Dapena, diretor da plataforma La Bolsa de Papel.

Com a legislação europeia prestes a ser totalmente implementada, o saco de papel está a consolidar a sua posição como uma história de sucesso em termos de conformidade e adaptação regulamentar. Uma embalagem que não precisa de ser reinventada para estar alinhada com os princípios da verdadeira sustentabilidade, porque já nasceu de acordo com eles, conclui a plataforma.

Fonte: iAlimentar

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt