No passado mês de fevereiro 2025, na reunião da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em Roma, especialistas reuniram-se para discutir os riscos e lacunas de conhecimento sobre Clostridium botulinum e Clostridium perfringens.
Nest reunião, foram revistos desenvolvimentos científicos recentes, dados e evidências, incluindo uma revisão da carga de doenças, atribuição a produtos alimentícios de alta preocupação para a saúde pública, métodos analíticos em produtos alimentícios e medidas de controlo.
O botulismo transmitido por alimentos, causado por Clostridium produtores de neurotoxina botulínica, é uma doença grave e potencialmente fatal resultante da ingestão de toxina pré-formada em alimentos que são conservados de forma inadequada ou abusados do tempo e da temperatura e nos quais os Clostridium cresceram.
Clostridium perfringens normalmente causa gastroenterite relativamente leve e autolimitada. Dados recentes apoiam um papel dos alimentos na epidemiologia das infecções por Clostridium difficile.
Espera-se que o trabalho contribua para o desenvolvimento de diretrizes aprimoradas de segurança alimentar, ajudando a reduzir os riscos apresentados por diferentes espécies de Clostridium.
Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Food Safety News