A Comissão Europeia (CE) decidiu proibir temporariamente a importação de sementes e leguminosas provenientes do Egipto, como medida de emergência contra os surtos de E. coli da estirpe O104:H4.
As novas regras foram introduzidas na União Europeia (UE) pela Decisão de Execução da Comissão 2011/402/UE, que proíbe a importação de diversas sementes, rebentos e legumes, incluindo, inevitavelmente, sementes de feno-grego, até 31 de Outubro de 2011.
Apesar da data estabelecida, as medidas serão reavaliadas regularmente com base nas garantias fornecidas pelo Egipto, nos resultados das análises e nas investigações efectuadas pelos Estados-membros, e, caso se mantenham as evidências de que estes produtos são susceptíveis de constituir um risco grave para a saúde humana, o embargo será mantido.
O novo diploma refere ainda que os Estados-membros devem adoptar todas as medidas necessárias para que todos os lotes de sementes de feno-grego importados do Egipto durante o período de 2009–2011, mencionados nas notificações do Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais relacionado com o procedimento de rastreio, sejam retirados do mercado e destruídos, indo de encontro às recomendações da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recentemente publicadas.
Fonte: Qualfood