18 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Dois terços dos portugueses já preferem embalagens de vidro
2021-09-27

A Friends of Glass Portugal, plataforma de consumidores que defende a utilização de embalagens de vidro e a sua reciclagem, apresenta os primeiros resultados do estudo independente “Hábitos de Consumo e Reciclagem dos Portugueses”. Em termos ambientais, o vidro é o material de embalagem preferido de 66,5%, muito à frente do plástico (13%) e da lata/alumínio (11%).

Dos 22,5% para quem o impacto ambiental das embalagens ainda não é uma prioridade, 67% admite ter outras preocupações, como o preço ou a comodidade, e 35% nunca pensou no impacto ambiental das embalagens dos produtos que consome.

É por isso que a Friends of Glass visa aumentar a consciência ambiental dos portugueses, na tomada de decisões de compra mais responsáveis. Para este efeito, realiza, desde 2019, campanhas de comunicação em Portugal, com o objetivo de promover o consumo de produtos embalados em vidro, o único material fabricado com matérias primas 100% naturais, que não prejudica a saúde nem o ambiente e que pode ser reciclado infinitas vezes.

Hábitos de reciclagem de vidro

O hábito de reciclar vidro é já uma rotina para a maioria dos portugueses, sendo que 78% dos que reciclam fazem-no numa base semanal. De notar que 81% dos portugueses que separam e reciclam as suas embalagens de vidro usadas fá-lo por questões ambientais.

Para Beatriz Freitas, secretária-geral da AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem), estes resultados “revelam o impacto do trabalho de consciencialização desenvolvido pela associação e outras entidades, no sentido de promover um estilo de vida que inclua o vidro como opção de eleição em termos de embalagem, por três motivos principais: sustentabilidade da reciclagem, saúde e sabor. Ainda há um longo caminho a percorrer para atingir os objetivos definidos para o país, mas estes resultados reforçam sem dúvida a nossa confiança“.

Um hábito necessário

Outros motivos indicados pelos portugueses para reciclar passam pelo facto de terem um vidrão à porta de casa (43%) e por uma questão de organização doméstica (22%). Já dos portugueses que ainda não reciclam, a maioria (49%) admite não ter as condições ideais, em casa em termos de organização e espaço para separar os resíduos, e 36% não tem ecoponto próximo.

Em relação a estes dados concretos, Beatriz Freitas evidencia, contudo, que “não podemos esquecer que a reciclagem dos resíduos que produzimos tem que ser vista como uma necessidade e não de acordo com a nossa comodidade. A taxa de reciclagem do vidro é de 52% em Portugal, muito abaixo do ideal, ou seja, apenas cinco em cada 10 embalagens de vidro são recicladas. Para cumprir com as metas definidas para o nosso país, precisamos de chegar a 70%, em 2025 ,e a 75%, até 2030“.

Questionados sobre o que os motivaria a reforçar os seus hábitos de reciclagem, 52% dos portugueses refere ser necessária mais informação sobre boas práticas, dicas de separação dos resíduos, horários e locais de recolha e 42% indica ainda que ter pontos de recolha mais próximos seria relevante.

Fonte: Grande Consumo

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt