29 de Março de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
ASAE realiza Operação Kakao
2022-06-23

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização, de norte a sul do País, com o objetivo de verificar o cumprimento das regras estabelecidas para a atividade do fabrico de produtos de cacau e chocolate.

Como resultado da ação foram fiscalizados 55 operadores económicos, tendo sido instaurados 11 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações:

- a falta de requisitos;

- a inexistência de processos baseados nos princípios da Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP);

- o incumprimento das regras relativas às práticas leais de informação;

- a existência de extintores ou outros equipamentos de SCIE, com os prazos de validade ou de manutenção ultrapassados, entre outras.

Foi ainda determinada uma suspensão de atividade parcial e feita a apreensão de 120 kg de géneros alimentícios e de 6.770 unidades de embalagens/rótulos por uso indevido da menção artesanal ou seja, incumprimento das regras relativas às práticas leais de informação tudo num valor aproximado de 2.200,00 €.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a Segurança Alimentar dos produtos disponibilizados pelos operadores económicos.

Fonte: ASAE

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt