Nº3 Abril de 2005
 

 As Responsabilidades de Quem Sabe

(por: Doutor Tim Hogg - ESB/UCP)

A cadeia alimentar é complexa, mas esta complexidade não é gratuita, o processo de fornecer os alimentos modernos às populações modernas assim o obriga.

>> ler mais

 Contaminação Alimentar é «uma das Maiores Causas de Morbilidade»

Hoje, a coordenadora do Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) alertou para a necessidade de prevenir a contaminação microbiológica dos alimentos que é «uma das maiores causas de morbilidade do mundo».

Rosário Novais, à margem da 4ª Reunião Nacional do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade na Área da Microbiologia de Alimentos, afirmou que «é preciso alertar o público para este problema e ...

 Iogurtes Contaminados com Bolor

As autoridades gregas detectaram a presença no mercado grego de iogurtes contaminados com bolor, no final do passado mês de Fevereiro.

Os referidos produtos, da marca TOTAL e produzidos pela empresa FAGE, foram retirados do mercado grego após 15 de Março de 2005.

Uma vez que Portugal é um dos países que recebe produtos da empresa FAGE, a Agência Portuguesa de Segurança Alimentar recomenda que estes iogurtes não sejam consumidos.

Apesar de serem grandes as evidências cientificas de que os bolores que contaminam alimentos não se multiplicam no corpo ...

 UE exige certificação de produtos suspeitos de terem

A União Europeia aumentou hoje as medidas de controlo alimentar para evitar a comercialização de produtos suspeitos de conterem o corante cancerígeno "Sudan", como o óleo de palma, usado nos chocolates e bolachas, ou o "chilli".

A partir de agora, é obrigatória uma certificação do óleo de palma virgem, cúrcuma (planta de cuja raiz se extraem corantes, também conhecida como açafrão-da-Índia) e do pimentão (chilli) que garanta a ausência do corante "Sudan" (I, II, III e IV) ...

 Doenças Animais Mais Susceptíveis às Alterações Climáticas

A Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (Afssa) tornou público o primeiro relatório sobre o impacto do aquecimento do planeta em algumas doenças animais.

Sob a autoridade do Comité de especialistas em sanidade animal do Afssa, um grupo de trabalho, a pedido da Direcção-Geral de Alimentação do Ministério da Agricultura, procedeu a uma avaliação do risco de aparecimento e desenvolvimento de enfermidades tendo em conta um eventual aquecimento climático.



 Fruta: Reavaliação da Proibição da Abamectina

As empresas que comercializam, em Portugal, a abamectina apresentaram resultados de estudos à Direcção-Geral de Protecção Integrada (DGPC), obrigando a entidade a rever a decisão de proibir a sua utilização.

O controlo de ácaros, principalmente em pomares de macieiras, tornou-se tarefa difícil para os fruticultores, desde que a DGPC excluiu aquela substância das listas de protecção integrada.



 Títulos
I.Responsabilidades

II. Contaminação Alimentar

III. Iogurtes

IV. Sudan

V. Doenças Animais

VI. Abamectina

 

 Editorial
A Biostrument agradece desde já todo o acolhimento e atenção cuidada, que as duas edições anteriores tiveram junto da comunidade, directa ou indirectamente, ligadas à Qualidade e Segurança Alimentar.
A Biostrument, através da Newsletter e do portal de notícias do Qualfood, aposta numa política de informação e divulgação de novidades e assuntos de interesse, nomeadamente em Qualidade e Segurança Alimentar.
Após mais de 1 ano de existência, graças à subscrição de centenas de utilizadores e ao elevado n.º de visitas diárias ao Portal, é considerado como um Portal de referência e de elevada qualidade.
As empresas certificadas ou em fase de certificação têm que evidenciar um mecanismo de actualização da Legislação. Normalmente, os responsáveis recorrem a pesquisas no Diário da República on-line ou outros, obrigando-os a dispender muito tempo.
Com o serviço de envio automático de actualizações da legislação aplicadas a cada sector agro-alimentar, o Qualfood garante sem esforço, o cumprimento desse requisito.
O nosso sucesso é o Vosso sucesso.

 

 Eventos

Listeria monocytogenes na Cadeia Agro-alimentar
(Workshop)

Importância, métodos de detecção e de controlo


Data:

21 Abril 2005

Local de realização:

Instalações da ESB/UCP no Porto

Destinatários:

Quadros de empresas do sector agro-alimentar , em particular de áreas em que L. monocytogenes é uma preocupação, que necessitem de aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância e os métodos de detecção e de controlo deste microrganismo.

Calendarização

Duração: 8h

Horário:

Laboral

9:00/13:00

14:00/18:00

Mais informações


Perigos Físicos Nos Alimentos
(Workshop)

Data:

28 de Abril de 2005

Local de Realização:

Faculdade de Engenharia da UCP - Sintra

Mais informações