Nº 5 Setembro de 2005
 

 ISO 22000: 2005

(Por Daniel Velho – Biostrument, Lda.)

 “Gestão de Sistemas de Segurança Alimentar

Requisitos para todas as Organizações da Cadeia Alimentar


A ISO 22000:2005, publicada dia 1 de Setembro, é a mais recente Norma Internacional, criada com o objectivo de assegurar Segurança e Higiene ao longo da cadeia alimentar.


A ISO 22000:2005 promove a harmonização dos requisitos internacionais ...

Qualfood - Mais e melhor informação...

imagem
imagem

 Novo serviço de actualização de  Legislação

O Qualfood lançou um novo serviço de actualização da legislação de forma a corresponder, mais uma vez,  às expectativas dos utilizadores. Este serviço, completamente personalizadado, permite a cada utilizador saber se foi introduzida legislação nova desde a última visita e consultar on-line a informação da última actualização por email.

O serviço de actualização por email foi também melhorado contando agora com uma única mensagem com todas as actualizações subscritas. Deste modo, pretendemos tornar o Qualfood num serviço cada mais especializado de actualização de legislação facilitando cada vez mais o trabalho dos nossos clientes.

 Corantes ilegais em alimentos

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou uma revisão dos dados toxicológicos sobre corantes ilegais e não autorizados encontrados até à data em alimentos na UE.

Na sequência dos alertas sobre os corantes Sudão I (Sudan I) e Pigmento vermelho 2 (Para Red) no Reino Unido e noutros países da União Europeia, no início do ano, a Comissão Europeia solicitou à EFSA que efectuasse uma revisão dos dados toxicológicos disponíveis em relação a vários corantes que se verificou ...


 Gripe Aviária - Perguntas e Respostas

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença provocada por vírus da gripe do tipo A (vírus da gripe aviária). Estes vírus infectam aves silváticas mas normalmente estas não demonstram sintomas de doença.

No entanto estes podem causar doenças graves em aves domésticas. Recentemente, têm ocorridos surtos graves com estirpes de alta patogenicidade deste vírus com do subtipo H5N1 em diversos países asiáticos.


 Comunicado do Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros, reunido a 8 de Setembro de 2005 na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou, entre outros, os seguintes diplomas:

- Decreto-Lei que altera o anexo do Decreto-Lei n.º 290/2003, de 15 de Novembro, que transpõe para a ordem jurídica nacional a Directiva 2001/111/CE, da Comissão, de 20 de Dezembro, relativa a determinados açúcares destinados à alimentação humana.




 Papel da Nutrição no Combate ao Cancro

Uma dieta equilibrada e adequada a cada paciente é indispensável à recuperação dos doentes com cancro e ajuda a tolerar a melhor os tratamentos, conclui um estudo ontem apresentado em Lisboa sobre o papel da nutrição no combate ao cancro.

A iniciativa subordinada ao tema "A importância da nutrição clínica para uma maior eficácia das terapêuticas", realizada com base em estudos da cientista portuguesa Paula Ravasco, visa desmistificar a questões relacionadas com a nutrição clínica, imprescindível para ...


 Cultivo de milho geneticamente modificado

Foi publicado no dia 21 de Setembro o diploma que autoriza o cultivo de milho geneticamente modificado, aprovando a regulamentação sobre a produção das 17 variedades permitidas pela Comissão Europeia.

Esta regulamentação (seguindo a lei dinamarquesa) exige que a distância mínima entre culturas seja de 200 metros para os sistemas de produção convencional e 300 metros para ...



imagem
para deixar de receber esta newsletter clique aqui
 Títulos
ISO 22000: 2005

Novidade Qualfood

Corantes ilegais

Gripe Aviária

Comunicado

Estudo/Cancro

OGM

 

 Editorial
(IN)Segurança Alimentar

Na última década, tem-se verificado uma crescente preocupação com as questões de segurança alimentar por parte de governos e entidades europeias e americanas, face a várias polémicas como a BSE, nitrofuranos e a recente Gripe das Aves. Esta preocupação legítima tem dois objectivos claros: a criação de mecanismos eficazes de controlo da qualidade e segurança dos alimentos que ingerimos, e o aumento da confiança por parte dos consumidores, fundamental para a economia do sector. Em consequência, assiste-se a um quadro de regulamentação cada vez mais exigente na cadeia alimentar, bem como ao aparecimento de novas normas (por ex., a recente publicação da ISO 22000). Face a uma política constante de informação ao consumidor, esta conjuntura tem atraído os meios de comunicação social para estes temas com um sem número de rubricas de grande relevância, sendo que um pequeno número peca pela deficiente informação por parte dos seus interlocutores. Falta agora uma introspecção sobre o impacto desta nova realidade nos consumidores – será que os consumidores actuais se sentem mais seguros que os consumidores de há 20 ou 30 anos atrás? Aparentemente, não. De facto, parece que se verifica uma desconfiança cada vez maior na população e que o recurso a regimes alimentares alternativos é cada vez maior, com os riscos que daí poderão advir. Estamos a falar de riscos para a saúde, uma vez que estes regimes ditos 'alternativos' tendem a desenvolver-se à margem dos regulamentos e, quando incorrectamente aplicados, podem traduzir-se numa alimentação deficitária. Para além disso, existem também riscos económicos asociados, uma vez que indústrias como as das carnes são constantemente colocadas em causa. Sem duvidar da importância e fundamentos destes regimes alimentares, é importante que seja dado a conhecer ao consumidor o esforço incansável por parte de muitas indústrias tradicionais na tentativa de controlar, passo a passo, os processos de produção através de um cumprimento criterioso da legislação e da implementação e/ou certificação de sistemas de qualidade e segurança alimentar. Será que o discurso da política de informação por parte do Estado, da comunicação social e das próprias empresas está correcto? Ou estará na altura de alterar o discurso e mostrar a todos os consumidores tudo o que se faz de positivo, em vez de alimentar polémicas fora do prazo de validade e não suportadas por força lei...???

 

 Eventos

 FRUTOS 2005

26.ª Feira Nacional de Hortofruticultura

Local: Expoeste, Caldas da Rainha

Data: 28 de Setembro a 2 de Outubro de 2005

Mais Informações  clique aqui


 6º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação

Data: 13, 14 e 15 de Outubro de 2005

Local: Porto Palácio Hotel

Mais informações  clique aqui.


Workshop: Comunicação do risco


Data: 23 de Setembro de 2005 

Local: Faculdade de Engenharia da UCP – Sintra

Mais informações e/ou Inscrições clique aqui.