06 de Julho de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Declaração sobre os recentes surtos da doença da pele nodular na Europa
2025-07-04

A Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH) reconhece as rápidas notificações oficiais de dois surtos da doença da pele nodular (LSD) em Itália e em França, bem como os pormenores fornecidos através dos seus relatórios de acompanhamento. Este facto marca a primeira ocorrência da doença nestes países, salientando a necessidade urgente de uma vigilância reforçada e de uma resposta coordenada. Ambos os países comunicaram que já estão a aplicar medidas para conter a doença em conformidade com as normas internacionais.

De 2016 a 2024, a WOAH, juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a União Europeia, apoiou a coordenação de um grupo permanente de peritos em LSD no Sudeste da Europa até a doença ser erradicada com sucesso, graças a uma vacinação eficaz e à coordenação regional. A WOAH continua também a acompanhar a situação epidemiológica em África, onde a doença é endémica, bem como no Médio Oriente e na Ásia

A doença da pele nodular é uma doença viral altamente contagiosa transmitida por vectores que afecta principalmente os bovinos, os búfalos de água e certos ruminantes selvagens. Para além do seu impacto na saúde e no bem-estar dos animais, a DCL pode causar perdas económicas significativas aos agricultores devido à redução da produção de leite, à perda de peso e às deficiências reprodutivas. A doença não é zoonótica e, por conseguinte, não constitui uma ameaça para a saúde humana, nem por contacto direto com animais infectados, nem através do consumo de produtos animais provenientes de animais infectados, como o leite ou a carne.

Leia o artigo completo aqui.

Fonte: WOAH

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt