06 de Julho de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Adoçantes | Atualização de segurança para Neotame (E961)
2025-07-04

Adoçantes ou substitutos do açúcar são aditivos alimentares usados ​​para dar um sabor doce a alimentos e bebidas, como refrigerantes, sobremesas, laticínios, doces, pastilhas elásticas e produtos de baixo teor calórico e controlo de peso. Alguns adoçantes, como o aspartame ou a sucralose, são muitas vezes mais doces que o açúcar. 

Os adoçantes podem ser produzidos de diferentes maneiras, como por extração de plantas (por exemplo, glicosídeos de esteviol ou taumatina) ou de outros materiais de origem vegetal (por exemplo, neohesperidina DC, derivada de cítricos). Eles também podem ser sintetizados (por exemplo, sacarina) ou obtidos usando microrganismos no processo de produção (por exemplo, eritritol).

Algumas substâncias comuns com sabor doce não são consideradas adoçantes pela regulamentação da União Europeia (UE). Esta lista inclui, por exemplo, monossacarídeos, dissacarídeos ou oligossacarídeos e alimentos que contêm essas substâncias e são usados ​​por suas propriedades adoçantes. Outras substâncias doces destinadas a substituir o açúcar e que não foram consumidas em grande quantidade antes de maio de 1997 são avaliadas separadamente como novos alimentos. 

Assim como todos os aditivos alimentares, os novos adoçantes devem passar por uma avaliação de segurança antes da autorização de comercialização na UE. Os cientistas da European Food Safey Authority (EFSA) estão atualmente a reavaliar a segurança de todos os adoçantes que já eram permitidos para uso em alimentos antes de 20 de janeiro de 2009. 

A presença de um adoçante deve ser indicada no rótulo de um alimento ou bebida, seja pelo seu nome ou pelo seu número "E".

Leia o artigo publicado na EFSA aqui.

Fonte: European Food Safey Authority

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt