Qualfood
Base de Dados de Segurança Alimentar
5ª Edição,  3 de Dezembro de 2008
Frutos secos, o controlo do risco

Detecção de Yersinia enterocolitica

destacamos
Nova vacina poderá inibir a propagação de E. coli O157 Revisão do processo de autorização de transgénicos
Lúpulo contra bacterias Bactéria oral impulsiona alguns sabores
curiosidade

Alga espirulina como complemento dietético

A espirulina (Spirulina maxima) é uma alga unicelular que cresce e se multiplica em águas naturais, em meio alcalino, e foi descoberta pela primeira vez em lagos mexicanos, no entanto actualmente é cultivada em vários países.

Morfologicamente tem a forma de espiral, daí o seu nome, e é de cor azul esverdeada devido à presença de clorofila que lhe dá a cor verde, e de ficocianina, pigmento responsável pela sua cor azulada.

Esta alga pode ser muito interessante como suplemento a uma dieta correctamente planificada em caso de anemia, pois favorece a produção de glóbulos vermelhos pela sua riqueza em clorofila, ácido fólico e ferro, todos eles nutrientes com um carácter antianémico.

Em programas dietéticos de redução de peso pode ser utilizado como suplemento pelos seus poderes nutritivos, que podem compensar os défices em certas vitaminas e minerais que podem surgir se for mantida durante muito tempo uma dieta hipocalórica. No entanto, não há evidência de que o consumo contribua de maneira directa a reduzir o peso ou a gordura, ao contrário dos anúncios que são associados a esta alga.

Este suplemento pode ser adequado para a pele e para reforçar as unhas devido à sua riqueza em vitaminas do grupo B e certos minerais, como ferro, magnésio e zinco. Devido à sua concentração de nutrientes pode ser uma importante ajuda para o organismo que enfrenta um esforço físico e em estados carenciados, se forem seguidas dietas desequilibradas.

A simplicidade biológica desta alga não a impede de que seja capaz de sintetizar substâncias nutritivas que armazena no seu citoplasma (parte da célula que rodeia o núcleo desta), especialmente proteínas de elevado valor biológico: 5 a 7 grs/100 grs de produto na alga fresca e 55 a 65 grs/100 grs na desidratada; vitaminas do grupo B, especialmente vitamina B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina e folatos.


ler mais...

 
segurança alimentar

Cursos multimédia - Novidade

Curso de Formação em Boas Práticas de Catering

Compre já!

Compre já!
biotecnologia

L-treonato de cálcio usado como fonte de cálcio em suplementos alimentares

Tomate transgénico protege contra o cancro
Qualfood Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
info.qualfood@biostrument.com
Telf. 225 020 172

Para deixar de receber estes emails informativos clique aqui