Guia de Boas Práticas de Higiene para Pescado
2004-03-08
A FEDEPESCA (Federación Nacional de Asociaciones Provinciales de Empresarios Detallistas de Pescado) e a Agência Espanhola de Segurança Alimentar (AESA) apresentaram um “Guia de Práticas Correctas de Higiene” para o sector dos produtos da pesca e aquicultura com o objectivo de adequar o sector à legislação em vigor e aumentar a implementação de sistemas de qualidade que garantam a salubridade dos produtos da pesca.
O manual, cuja elaboração teve início no ano 2000, pretende funcionar como uma ferramenta que permita ao comércio melhorar em questões relacionadas com a segurança alimentar.
Este manual contêm a informação necessária para que os pequenos empresários possam implementar nos seus estabelecimentos um sistema de autocontrolo específico, de acordo com as suas instalações e actividade, garantindo aos consumidores uma maior segurança.
O manual explica ainda, a correcta metodologia de trabalho para a aplicação prática dos princípios do sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points), assim como os modelos de registos e instruções para o seu cumprimento.
Este guia desenvolve temas como:
estabelecimento de planos de boas práticas de higiene,
formação de manipuladores,
manutenção preventiva,
limpeza e desinfecção,
controlo de pragas,
controlo de águas e fornecedores
rastreabilidade.
O objectivo é facilitar o cumprimento do sistema HACCP.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.