Comissão Europeia suspende as importações de aves provenientes do Canadá
2004-03-12
A Comissão Europeia suspendeu as importações de aves provenientes do Canadá após a confirmação de um surto de gripe aviar altamente patogénico.
A medida, que exclui a entrada na UE de aves vivas, carne de aves e ovos, está prevista que se mantenha até o dia 6 de Abril.
As autoridades canadianas confirmaram esta semana um surto de gripe aviar (AI) e, devido a este motivo, a Comissão Europeia decidiu suspender as importações de aves vivas, carne de caça, carne fresca, produtos cárneos e ovos destinados ao consumo humano.
Estas acções, adoptadas pela Comissão Europeia, entram em vigor de forma imediata e aplicam-se pelo menos até dia 6 de Abril. Entretanto, as autoridades canadianas devem proporcionar à UE informação relativa à situação e às medidas tomadas para controlar a doença.
As medidas comunitárias serão avaliadas na reunião do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e Saúde Animal prevista para o dia 22 de Março. A UE é um dos principais importadores de ovos provenientes do Canadá, o que representa um terço do total de importações.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.