Corante ilegal contamina alimentos no Reino Unido
2004-04-06
Um maior número de produtos têm sido retirados das prateleiras durante a última semana; isto porque foi detectada a presença do corante Sudan I em produtos alimentares contendo caril em pó.
A “Food Standards Agency” (FSA) afirmou que a empresa “Natco Foods” retirou quatro dos seus produtos à base de caril em pó do mercado após a detecção do Sudan I.
A recolha destes produtos surgiu após Bruxelas ter declarado a inclusão do produto caril em pó nas medidas de emergência para corantes químicos carcinogénicos e ilegais.
A regra determina a obrigatoriedade da inclusão dos ingredientes dos produtos, pelo que para a importação de chilli e produtos à base de Chilli, incluindo caril em pó, os produtos possam apenas atravessar a fronteira Europeia com a garantia de que são livres de corantes químicos ilegais, como o Sudan I, Sudan II, Sudan III ou Scarlet Reb (Sudan IV).
As regras incluem actualmente o caril em pó, encontrado extensivamente em produtos alimentares Europeus, o que significa uma maior necessidade de documentação e aumenta a probabilidade de ser necessário um procedimento de recolha de produtos do mercado.
A partir deste momento, o chilli e produtos à base de chilli, incluindo caril em pó, podem apenas ser importados para a UE se acompanhados por um relatório analítico que demonstre que os produtos não contêm Sudan I, Sudan II, Sudan III ou Sudan IV – classificados como carcinogénicos pela Agência Internacional de Pesquisa do Cancro.
Para mais informações sobre o corante Sudan I, clique aqui.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.