Membro da Associação Europeia de Apicultura (EBA), a FNAP junta-se à iniciativa europeia de sensibilização dos consumidores para a importância de consumo de mel e produtos apícolas de qualidade, sempre de origem europeia, de preferência produzidos no próprio país. A EBA divulgou um comunicado de imprensa traduzido em 15 línguas.
A Comissão Europeia anunciou recentemente que quase 50% do mel presente no mercado europeu é fraudulento, tendo a Alemanha elevado esse valor para os 80%. A apicultura europeia não sobreviverá ao impacto desta concorrência desleal e apela aos decisores políticos que produzam legislação adequada à regulamentação deste mercado.
A ameaça é grande, e os apicultores estão a perder rendimento e a abandonar a atividade, mas não é apenas o setor apícola que está ameaçado, uma vez que muita da produção agrícola depende da polinização feita pelas abelhas melíferas.
Por iniciativa da Eslovénia, a Comissão Europeia alterou recentemente a Diretiva Mel pelo que em breve todo o mel comercializado na UE indicará claramente em que país (ou países) foi produzido.
Além disso, a Comissão estabeleceu o objetivo de definir um método harmonizado para a determinação da autenticidade do mel, ao mesmo tempo que serão definidos os laboratórios de referência para essas análises. Porém, este processo deverá estar terminado no prazo de três anos, o que, infelizmente, é demasiado tempo para os apicultores.
O mercado continua inundado de mel fraudulento, provavelmente feito com xaropes de origem vegetal (p.ex.: arroz ou milho), num processo altamente sofisticado e recorrendo a tecnologia avançada, que dificulta bastante a sua deteção. Este produto falsificado entra no mercado europeu a um preço baixíssimo, inferior em cerca de 75% do preço do mel pago ao produtor.
Para a organização de apicultores europeus é urgente a adoção de medidas rigorosas, nomeadamente o estabelecimento de protocolos de metodologia de deteção de falsificações, definindo os laboratórios de referência para análise da autenticidade, sem esquecer um sistema de monitorização dos mercados que garanta o controlo e rastreabilidade do mel importado.
Fonte: CAP