De acordo com a CropLife Europe, em 2023, no espaço europeu, 71,8% de todas as embalagens de plástico de produtos fitofarmacêuticos foram recolhidas ao abrigo dos Sistemas de Gestão de Embalagens da Indústria, tendo esta recolha crescido 5,8% desde 2021.
Segundo a nota de imprensa, registou-se um aumento ainda mais pronunciado em países com sistemas de gestão de maior maturidade, onde a taxa de recolha aumentou 7,5% em comparação com 2021.
Já em Portugal, que conta desde 2006 com um sistema próprio de gestão de embalagens – o Sistema Valorfito – os resultados crescem ano após ano, sendo que os mais recentes números referentes ao ano passado, demonstraram um crescimento da taxa de retoma de embalagens já muito próximo das metas definidas (60%), situando-se assim nos 57%, da qual se destaca uma taxa de recolha de embalagens de produtos fitofarmacêuticos a crescer novamente e a alcançar “valores nunca registados” (66,3%), salienta a nota de imprensa da CropLife.
Para João Cardoso, Diretor Executivo da CropLife Portugal, estes resultados demonstram “o compromisso total dos profissionais do setor em salvaguardar os recursos limitados do planeta, além do profissionalismo, empenho, sentido de responsabilidade e resiliência de todos os que, mesmo nos momentos de maior pressão, escolhem proteger as culturas e o ambiente, reduzindo a nossa pegada ecológica”.
E continuou: “tenho orgulho em partilhar que 89,9% das embalagens de plástico rígido recolhidas a nível europeu são enviadas para reciclagem. Este progresso destaca a nossa dedicação em proteger as culturas e o ambiente”.
Fonte: Vida Rural