A Shopopop, uma empresa de entregas colaborativas que ajuda os supermercados a entregar os seus produtos ao domicílio, analisou as principais tendências que estão a ser implementadas no setor. Da digitalização à vertente mais humana, com enfoque na sustentabilidade e responsabilidade social.
Robótica e automação: acelerar as compras físicas
Dos robots autónomos que reabastecem as prateleiras aos sistemas de checkout totalmente automatizados, o trabalho robótico está a revolucionar a eficiência operacional e a melhorar a experiência do cliente. Graças à implementação destas tecnologias, estão a acelerar o processo de compra e a reduzir os tempos de espera. Entre outros, o Carrefour e o Eroski são alguns dos supermercados que já dispõem deste serviço em alguns dos seus estabelecimentos.
Compras omnicanal: evitar deslocações com uma experiência de qualidade
A integração perfeita entre lojas físicas e plataformas online será um dos maiores desafios para os supermercados. Os consumidores querem encomendar sem ter de se deslocar e receber uma entrega rápida e eficiente nas suas casas. Além disso, as tecnologias de realidade aumentada e virtual oferecerão a oportunidade de explorar os produtos de uma forma completamente nova, a partir da comodidade dos dispositivos móveis.
Neste contexto, será essencial uma boa logística para as entregas. Novas fórmulas, como as entregas colaborativas, tornarão as compras muito mais eficientes e sustentáveis. A plataforma Shopopop liga supermercados a motoristas privados para que estes possam efetuar entregas nas suas rotas habituais em troca de uma gorjeta. Uma solução que permite às lojas oferecer uma entrega muito mais personalizada, adaptando os horários e garantindo a entrega correta do envio.
Recomendações personalizadas: utilizar dados para facilitar as compras
Os supermercados do futuro aproveitarão o poder da análise de dados e da inteligência artificial para fornecer recomendações de produtos altamente personalizadas. Ao acompanhar o historial de compras e as preferências individuais, os supermercados poderão antecipar as necessidades dos clientes e oferecer sugestões relevantes e personalizadas, melhorando assim a satisfação do cliente e promovendo a fidelidade à marca.
Sustentabilidade e responsabilidade social: um fator decisivo para o cliente
Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os supermercados do futuro estarão empenhados em práticas empresariais éticas e sustentáveis, oferecendo uma vasta gama de produtos biológicos, minimizando o desperdício alimentar e promovendo uma cadeia de abastecimento que reduza as emissões.
A este respeito veremos os supermercados a implementar tecnologias inovadoras, como a refrigeração sem carbono e as embalagens biodegradáveis, para reduzir a sua pegada ambiental. No que diz respeito à entrega ao domicílio, a Shopopop refere que os supermercados poderiam poupar 72% de emissões de CO2 através de entregas colaborativas, em comparação com a viagem de ida e volta que um cliente teria feito à loja.
Fonte: iALIMENTAR