A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e seis empresas suas associadas, juntaram-se para criar a RECAPS – Sociedade para a Recolha e Reciclagem de Cápsulas de Café.
A associação junta pela primeira vez marcas concorrentes e, tem como missão “transformar o ritual diário de tomar café num ato consciente, onde a responsabilidade ambiental e o compromisso social se cruzam”, informa num comunicado.
Desenvolvida ao longo de cinco anos e apresentada agora, a Sociedade de Recolha e Reciclagem de Cápsulas de Café marca o início do objetivo de levar a reciclagem “até à porta (ao município) de todos os consumidores de cápsulas de café em Portugal”.
Aditivo agrícola e novos produtos
A RECAPS conta atualmente com cerca de 200 ‘Capsulões’ distribuídos por 15 municípios (Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Cantanhede, Condeixa, Famalicão, Guimarães, Lisboa, Mafra, Moita, Montemor-o-Novo, Oeiras, Proença-a-Nova e Seixal) e até ao final de 2025 projeta implantá-los em mais 20 municípios.
A separação dos materiais das cápsulas recolhidas no âmbito do projeto RECAPS será realizada por entidades recicladoras especializadas através de um processo que começa pela remoção da borra de café, que pode ser utilizada para compostagem ou como aditivo agrícola.
Segue-se o alumínio e o plástico, que uma vez separados são encaminhados para reciclagem, onde são transformados em novos produtos. O plástico pode ser reutilizado, por exemplo, na produção de mobiliário urbano, como cadeiras e mesas de esplanada, enquanto o alumínio pode ser reciclado, por exemplo, para criar estruturas metálicas.
O sucesso da RECAPS depende da colaboração conjunta entre consumidores, que são agora desafiados a depositar as cápsulas de café usadas em pontos de recolha, e os municípios, que asseguram a disponibilização e colocação dos pontos de recolha das cápsulas para posterior envio para tratamento, destaca a associação.
“Com o compromisso inabalável de contribuir para os objetivos do desenvolvimento sustentável, a RECAPS, representa o culminar de anos de esforço e colaboração entre as principais empresas de café no país.
"Estamos comprometidos, e não abrimos mão, em levar a reciclagem de cápsulas a todos os consumidores e, com isso, contribuir para a redução de resíduos e para a melhoria das metas de reciclagem a nível nacional” afirma Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da AICC.
Fonte: HIPERSUPER