A procura crescente de produtos com clean label, ou seja, com indicações adicionais sobre ingredientes naturais, baixo teor de açúcar, ou reciclabilidade das embalagens, está a estimular os avanços e as inovações na região da Ásia-Pacífico (APAC), diz a GlobalData. As empresas reconhecem a necessidade de se adaptar às preferências em mudança dos consumidores, como revela o estudo GlobalData Q2 2024 Consumer Survey – Ásia & Australásia.
Esta procura não se limita apenas aos alimentos e bebidas; estende-se também aos produtos de higiene pessoal e domésticos. Um inquérito da GlobalData corrobora esta tendência. 49% dos inquiridos na Ásia e Australásia afirmaram que as suas decisões de compra de produtos de limpeza doméstica são sempre ou frequentemente influenciadas pelo grau de ética/ambientalismo/responsabilidade social do produto/serviço.
“Os produtos com rótulos limpos utilizam frequentemente ingredientes simples e naturais, não contêm aditivos nem químicos artificiais e apresentam também, normalmente, credenciais sustentáveis e éticas. As caraterísticas esperadas dos produtos ‘clean label’ podem variar consoante os sectores”, explica Mani Bhushan Shukla, analista de consumo da GlobalData. “Os atributos saudáveis, como ‘baixo teor de açúcar’ e ‘baixo teor de gordura’, são mais valorizados nos produtos alimentares e bebidas, enquanto os atributos ‘naturais’ e ‘isentos de’ são mais valorizados nos produtos de higiene pessoal. Os produtos de cuidado doméstico com clean label tendem a incluir ingredientes naturais em vez de ingredientes sintéticos ou químicos ‘agressivos’, bem como a exibir credenciais de sustentabilidade como embalagens recicláveis.”
"Os fabricantes estão a explorar métodos de abastecimento inovadores, soluções de embalagem sustentáveis e ingredientes alternativos que se alinham com a ética do rótulo limpo. À medida que as marcas se esforçam por satisfazer as expectativas dos consumidores, estão também a explorar novas estratégias de marketing que realçam o seu compromisso com a transparência e a sustentabilidade, conduzindo, em última análise, a uma gama mais vasta de opções de clean labels para os consumidores”, detalha Deepak Nautiyal, diretor comercial de consumo e retalho, Ásia-Pacífico e Médio Oriente, da GlobalData.
"As preocupações acrescidas com a saúde e o bem-estar estão a levar os consumidores a procurar formas de salvaguardar a saúde e o bem-estar e de aumentar a imunidade, ao passo que uma maior sensibilização para as questões de sustentabilidade, no contexto de uma frequência crescente de fenómenos meteorológicos extremos, resultou em esforços proactivos para reduzir a pegada de carbono. Muitos consumidores estão a mudar para produtos de clean label que apresentam listas de ingredientes simples e naturais para responder a essas preocupações, bem como produtos ecológicos ou eticamente sólidos”, prossegue Mani Bhushan Shukla.
"A integração de embalagens sustentáveis e de um rótulo ecológico influenciará significativamente as decisões de compra dos consumidores e promoverá a fidelidade à marca, tal como evidenciado num inquérito aos consumidores da GlobalData, em que 78% dos consumidores da APAC consideram essencial/agradável ter embalagens recicláveis. Esta dupla abordagem não só atrai os consumidores ecologicamente conscientes, como também promove uma ligação emocional mais profunda com a marca, levando a uma maior retenção e fidelização dos clientes” refere Deepak Nautiyal.
Por fim, Mani Bhushan Shukla conclui: "à medida que as preocupações ambientais aumentam na Ásia, as empresas que dão ênfase aos ingredientes ecológicos e às cadeias de abastecimento sustentáveis encontrarão novas oportunidades de crescimento. A procura de produtos seguros e benéficos para o ambiente irá impulsionar a inovação no mercado de rótulos limpos. Ao investirem em fontes inovadoras e cadeias de abastecimento transparentes, estas empresas podem melhorar as suas ofertas de rótulos limpos, atrair consumidores ecologicamente conscientes e criar fidelidade à marca para um sucesso a longo prazo."
Fonte: iALIMENTAR