O mEATquality é um projeto de investigação do programa Horizon 2020 que analisa as atitudes, perceções e preferências dos consumidores relativamente à produção sustentável de carne para satisfazer as exigências dos cidadãos europeus. O projeto está a estudar o alojamento e a gestão de duas espécies de animais de criação intensiva: frangos e porcos.
“Esperam-se mudanças nos sistemas de alojamento dos animais nos próximos anos para cumprir as futuras atualizações da legislação da UE relativa ao bem-estar dos animais e para satisfazer a procura dos consumidores de carne de porco e de aves mais sustentável proveniente de sistemas de produção amigos do ambiente e do bem-estar”, explica Paolo Ferrari, parceiro do projeto. O projeto centra-se no impacto direto que certos fatores críticos relacionados com as práticas de criação extensiva, como a dieta, a genética e a densidade animal, podem ter na qualidade da carne.
A ambição geral do projeto mEATquality é fornecer aos consumidores carne de porco e de frango de melhor qualidade, incluindo explorações convencionais, explorações biológicas e sistemas de criação ao ar livre. O projeto pretende fazê-lo através da promoção de práticas de criação extensiva que considerem tanto a sustentabilidade como o bem-estar dos animais.
O projeto visa informar os consumidores sobre a relação entre os métodos de produção e a qualidade da carne de suíno e de frango através de tutoriais educativos, vídeos, da base de dados de carne da UE e da partilha das melhores práticas. “Os nossos sistemas alimentares estão em constante evolução, tal como a informação que os consumidores recebem sobre os produtos à base de carne. É muito importante garantir que obtêm a informação correta sobre a forma como a carne é produzida em relação à qualidade do produto: permite-lhes tomar decisões conscientes no supermercado”, afirma Hans Spoolder, coordenador do projeto.
Fonte: EU CAP NETWORK