Semicarbazida em alimentos
2003-12-10
A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar alertou para a presença de semicarbazida em determinados plásticos utilizados nas tampas das embalagens de vidro.
A semicarbazida foi recentemente detectada em materiais fabricados com azodicarbonamida, uma substância que é utilizada há mais de 20 anos para revestimento de tampas. Foi também detectada em alimentos embalados em frascos de vidro e selados com esse tipo de tampas.
Os alimentos em que foi detectada a semicarbazida incluem alimentos para bebés, sumos de fruta, geleias e conservas, mel, "ketchup", maionese, picles e vegetais esterilizados e molhos.
A concentração de semicarbazida reportada varia desde o limite detectável até 25 ppb. No entanto, foram encontradas concentrações mais elevadas nos alimentos para bebés, talvez devido à utilização de embalagens de pequena dimensão, em que uma maior área de material entra em contacto com o produto.
A indústria alimentar deverá efectuar estudos de modo a determinar o nível potencial de risco. A própria Autoridade Europeia de Segurança Alimentar iniciará brevemente estudos sobre a genotoxicidade da substância.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.