Doença Vesiculosa nos suínos
2003-12-24
Foram abatidos mais de 1600 suínos devido à doença vesiculosa
Mais de 1680 suínos foram abatidos numa exploração em Chãs, Regueira de Pontes, concelho de Leiria, devido à detecção da doença vesiculosa, anunciou ontem a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral.
O alerta foi dado pelo veterinário assistente da suinicultura em causa, que contactou a Direcção Geral de Veterinária. As análises foram enviadas para um laboratório em Inglaterra que confirmou a doença.
Por ser de fácil propagação, explicou o sub-director regional, Luís Brás Marques, "foi ordenado o estabelecimento imediato de uma zona de vigilância, que abrange um raio de dez quilómetros". Ao mesmo tempo, foi definida uma área de protecção que abrange "todo o perímetro delimitado num raio de três quilómetros, com centro na exploração do foco", onde se deverá proceder à identificação de todas as explorações de suínos e à proibição de circulação e de transporte dos animais nas vias públicas ou
privadas.
A doença, cujos sintomas são muito semelhantes aos da febre aftosa, foi detectada pela última vez em 1995, em duas explorações em Leiria e no Alentejo, mas não teve o mesmo impacto que o actual foco.
Fonte: Jornal de Notícias
Fonte: Jornal de Notícias
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.