E. sakazakii em Alimentos para Bebés
2004-01-06
De acordo com pesquisas recentemente publicadas no “The Lancet”, a Enterobacter sakazakii, uma bactéria que pode ser potencialmente perigosa para bebés prematuros e crianças, poderá estar mais disseminada do que se poderia pensar anteriormente. Em surtos anteriores, a contaminação durante o processo de fabrico de alimentos destinados a bebés foi reconhecida como a fonte de contaminação, tendo sido desprezada e pouco estudada uma contaminação ambiental mais alargada.
De modo a clarificar o assunto, o cientista Chantal Kandhai da Universidade de Wageningen, utilizou um método de isolação e detecção para investigar a presença de E. sakazakii em várias indústrias alimentares. Amostras ambientais efectuadas a oito das nove indústrias continham a bactéria em causa.
O estabelecimento de medidas preventivas de controlo relativas a este microrganismo deve assim ser realizado tendo em conta a sua real disseminação no ambiente.
As medidas para reduzir a ocorrência da E. sakazakii na indústria alimentar passam pela melhoria das práticas de higiene associadas à monitorização do ambiente, e pela realização de análises microbiológicas ao produto final.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.