Polifenóis como Ingredientes Funcionais
2004-01-06
Os polifenóis que tradicionalmente eram utilizados como corantes naturais nos alimentos, são actualmente comercializados como ingredientes funcionais, devido às suas propriedades antioxidantes.
A Comissão Europeia propôs uma regulamentação em matéria de saúde, publicada em Julho do ano passado, no entanto, a “European Health Products Manufacturers” (EHPM) acredita que é necessária uma maior flexibilidade em termos de rotulagem, que permita aos produtores de alimentos e de suplementos explicar a contribuição do seu produto para a saúde.
O aumento da comercialização de polifenóis irá ser sustentado pela população “envelhecida” da Europa, que procura antioxidantes e outros ingredientes com propriedades anti-envelhecimento. Pesquisas sobre as propriedades dos polifenois demonstraram evidências de protecção contra o cancro, doenças cardiovasculares, actividade anti-inflamatória e melhoria do sistema imunitário.
O mercado dos polifenóis irá beneficiar com a preferência dos consumidores pelos alimentos “seguros”, sendo assim os polifenóis irão rapidamente substituir os corantes sintéticos. No entanto, com o aumento dos alimentos e ingredientes funcionais, a indústria necessita de educar os consumidores dos benefícios dos polifenóis para a saúde.
Em 2003 o sector das bebidas representou mais de metade das aplicações de polifenol, utilizado como corante e aditivo funcional.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.