Importação de Carne de Galinha
2004-01-26
A comissão europeia suspendeu a importação de carne de galinha proveniente da Tailândia devido ao surto de Gripe das Aves.
Após a confirmação do surto de Gripe das Aves na Tailândia, a Comissão Europeia aprovou a proposta efectuada pelo Comissário para a Protecção da Saúde e dos Consumidores – David Byrne , no sentido de suspender todas as importações de carne de galinha da Tailândia. David Byrne encontra-se neste momento em visita oficial ao País e declarou que têm que ser tomadas todas as medidas para prevenir a entrada do vírus na Europa.
A Gripe das Aves é uma doença extremamente contagiosa que pode ser transmitida aos humanos. A Comissão já tinha proibido a importação de animais vivos e ovos da Tailândia, o que torna a transmissão do vírus menos provável. Ainda assim, a comissão quer evitar todos os riscos possíveis e proibiu a importação de todos os produtos de galinha e caça e também matérias-primas para a produção de alimentos para animais.
Esta medida tem acção imediata, não sendo é aplicável a animais mortos antes de 1 de Janeiro de 2004.
A União Europeia importou, em 2002, 120.000 toneladas de carne de galinha e produtos à base de galinha e 128.000 toneladas entre Janeiro e Outubro do ano passado.
Nas últimas semanas, outros surtos de gripe das aves foram reportados no Vietname, Coreia do Sul e Japão. Nestes casos não foram adoptadas medidas excepcionais pela Comissão Europeia uma vez que a UE não é importa qualquer produto com galinha destes países.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.