Óleos de mangericão e tomilho
2004-01-27
Uma pesquisa realizada revela a elevada capacidade dos óleos de mangericão e tomilho para inibir a Shigella, uma bactéria potencialmente patogénica.
Pesquisas demonstraram que o tomilho e o mangericão têm elevado potencial antimicrobiano. Baseados nestes dados, os cientistas da Universidade Gent, na Bélgica, conduziram as suas investigações de modo a avaliar o impacto antimicrobiano dos óleos de tomilho e de mangericão face à Shigella.
De acordo com o artigo publicado no “Food Microbiology”, em Fevereiro, o óleo de tomilho e os seus maiores constituintes thymol e carvacrol possuem capacidade de inibição da Shigella.
Os estudos foram realizados em amostras de alface inoculada com Shigella.
Paralelamente, também foram descobertas propriedades antimicrobianas associadas ao óleo de mangericão e aos seus compostos estragol, linalool e p-cymene, que inibem a Shigella.
Nestes estudos foi avaliado o potencial de descontaminação das amostras de alface inoculadas com Shigella, utilizando óleo de tomilho e os seus compostos thymol e carvacrol a 0.5% e 1% v/v.
De acordo com estas pesquisas, foi demonstrado que, após a lavagem com 0.5% a concentração de Shigella diminuiu, enquanto que a 1%, o valor da concentração de Shigella diminuiu a níveis inferiores ao limite de detecção. Adicionalmente, a aplicação do óleo de tomilho utilizado na descontaminação alterou as propriedades sensoriais da alface, que ficou com coloração castanha e um odor forte.
São necessárias pesquisas adicionais sobre a utilização de óleos essenciais para a inibição do crescimento microbiano.
As ervas e especiarias são utilizadas desde a antiguidade e sempre desempenharam um importante papel na protecção alimentar devido ao seu potencial antimicrobiano.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.