Estratégia de Segurança Alimentar
2004-01-30
Oito federações internacionais do sector agro-alimentar reúnem-se hoje no Porto para delinear uma estratégia de qualidade e segurança alimentar.
Segundo o Jornal Público, os representantes da indústria de Itália, França, Espanha, Bélgica, Grécia, República Checa, Turquia e Portugal vão delinear os conteúdos gerais de um projecto conjunto, que irá ser apresentado à União Europeia no âmbito do Programa VI do Quadro Comunitário de Apoio.
O projecto, intitulado "Spread European Safety", tem como objectivo geral a redução do risco associado às questões alimentares, procurando diminuir a probabilidade de crises como as que têm ocorrido frequentemente.
Partindo do princípio que é possível combinar os interesses da indústria com as necessidades de segurança alimentar dos consumidores, o projecto quer também conhecer melhor os hábitos alimentares dos cidadãos, de modo a definir os vários perfis possíveis de avaliação de risco. Serão também efectuados estudos relativos ao desenvolvimento de técnicas de detecção de problemas, de modo a torna-las mais eficazes e adequadas ao perfil da indústria agro-alimentar.
Assim, a ideia é criar e consolidar uma plataforma permanente europeia de pesquisa técnica e científica, que prestará igualmente serviços consultivos relacionados com a segurança alimentar.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.