Cerveja rica em antioxidantes
2004-02-18
Já se sabe que a cerveja, vinho e outras bebidas fermentadas possuem alguns benefícios para a saúde, muitos deles estão associados à presença de antioxidantes, vitaminas essenciais (especialmente do grupo B: B1, B2, B6 e B9–folatos) e sais minerais (é rica em potássio e de baixo teor em sódio, rica em magnésio e tem pouco cálcio, e uma fonte de silício bio-utilizável).
No caso dos antioxidantes a cerveja a mesma dose de álcool, a cerveja contém mais de 2 vezes o teor de antioxidantes presentes no vinho branco mas apenas cerca de metade dos que contém o vinho tinto. Contudo, os antioxidantes presentes no vinho tinto são de pesos moleculares mais elevados o que implica que sejam menos absorvidos pelo organismo humano.
Um grupo de investigadores do Instituto Alemão de Heilderberg de Investigação do Cancro desenvolveu uma cerveja rica em xantohumol (polifenol proveniente do lúpulo).
Este antioxidante actua de modo a reduzir o crescimento das células tumorais. Segundo estes peritos a referida cerveja normal possui uma concentração deste referido antioxidante entre os 0,01 e 0,20 mg/l, enquanto que este valor poderá ser aumentado para valores de 1 a 2,5 mg/l.
Segundo os referidos especialistas ainda demorará alguns anos para se poder provar que a cerveja poderá ajudar a combater a evolução de alguns cancros.
Estudos científicos na área:
Gerhäuser, C., conferência nº. 8, 1º. Simpósio iBeSa “Cerveja e Saúde”, Lisboa, 2003
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.