08 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Pesticidas na água subterrânea
2008-07-14

Apesar do facto da aplicação dos pesticidas como fertilizantes, herbicidas, fungicidas e insecticidas, ser considerada como externa, ou seja, são utilizados em culturas, árvores frutíferas e até mesmo em herdades de animais, alguns podem chegar mesmo a atingir as águas subterrâneas e aí permanecerem por longos períodos.

O caminho que seguem os produtos que provêm da degradação dos pesticidas contribuem para a contaminação da água subterrânea, onde podem persistir durante anos.

O tempo vai depender da estrutura química dos compostos e das condições ambientais.

Os efeitos na saúde humana derivam do consumo de produtos, marinhos ou vegetais contaminados e das águas subterrâneas que abastecem poços ou nascentes utilizadas para consumo humano.

Segundo dados da Agência de Investigação Geológica dos EUA (USGS), quase um quarto da água doce utilizada nos Estados Unidos provém de águas subterrâneas.

Nos inícios dos anos 70 considerou-se que existiam águas subterrâneas com um 'certo nível de protecção', a partir de então, começaram a aparecer episódios de contaminação de águas que questionaram a capacidade de certos contaminantes para atravessar todas as camadas de filtração, atingindo a zona de saturação, contaminando as águas.

Desde 1949 e até 2004, os investigadores procederam à avaliação das características desta contaminação e às substâncias envolvidas.

Segundo este estudo, um dos pesticidas mais persistentes tem sido especialmente o herbicida triazina, altamente contaminante na água, e cujos níveis detectados foram muito elevados.

No total, foram detectados 74 pesticidas em 28 estados, e a partir de 1970 a 1985 foram confirmados mais de 52.000 casos de doença por contaminação da água.

Nesta investigação não foi detectado, no entanto, a presença de insecticidas ou fungicidas.

A nível europeu, a vulnerabilidade dos recursos hídricos foi reflectida num estudo realizado pelo World Wide Fund for Nature (WWF), em que 70% dos rios espanhóis estavam ameaçados, especialmente por pesticidas.

Outro estudo, desta vez realizado pelo Institut Français de l'Ambiente (IFEN), mostra que 96% das águas superficiais e 61% das águas subterrâneas do país estão contaminadas por pesticidas.

Fonte: Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt