08 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Especiarias ajudam a combater patogénicos alimentares
2008-07-15

As ervas e especiarias como os orégãos, tomilho, canela e cravo fazem mais do que adicionar sabor e aromas agradáveis as comidas.

Os óleos destas plantas, ou compostos extraídos desses óleos têm um efeito antimicrobiano poderoso, suficientemente forte para ajudar a controlar patogénicos como a Escherichia coli O157:H7.

Já em 2002, foram avaliadas as capacidades destes compostos, e de dezenas de outros, no combate às bactérias.

Agora, alguns dos compostos classificados na época como os mais fortes contra E. coli, Salmonella enterica, Campylobacter jejuni, ou Listeria monocytogenes estão a ser envolvidos numa nova investigação centrada na segurança alimentar.

O mesmo investigador, que em 2002 iniciou este estudo, juntamente com os seus colaboradores, avalia agora os mais eficazes dos bactericidas botânicos como ingredientes possíveis em películas comestíveis.

No futuro, uma película comestível fina e flexível poderá ser feita do puré de espinafre misturado com carvacrol, o composto fenólico responsável pela alta classificação dos orégãos como um dos melhores combatentes da E. coli.

Os cientistas querem averiguar se ao adicionar pequenos pedaços, da película à base de puré de espinafre aumentada com carvacrol, às bolsas de folhas de espinafre refrigeradas e prontas a comer poderá ajudar a proteger esta verdura contra E. coli.

Estão também a ser explorados outras novas utilidades para os mais poderosos bactericidas botânicas.

Outro aspecto notável desta investigação foi a utilização do que se chama a base comum de comparação, à qual o grupo estabeleceu novos métodos para reparar e experimentar todas as amostras.

Para conseguir ainda mais consistência, os investigadores usaram as mesmas estirpes bacterianas durante toda a investigação.

Fonte:ARS

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt