08 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Quatro explorações sequestradas no Litoral Alentejano por causa da Língua Azul
2008-07-15

Quatro explorações dos concelhos alentejanos de Odemira e Santiago do Cacém estão sequestradas devido à detecção, no início deste mês, de focos do serótipo 1 da doença da Língua Azul.

Segundo o director-geral de Veterinária, os primeiros dois focos foram detectados a 01 de Julho em duas explorações de Odemira e os restantes dois focos seis dias depois noutras duas explorações de Santiago do Cacém.

Não há nada de excepcional nestes focos detectados no Litoral Alentejano, já que se trata de uma zona incluída na área geográfica sujeita a restrições e controlo.

A doença da Língua Azul tem sido detectada em Portugal desde os finais de 2004, mas sempre devido a vírus do serótipo 4, tendo o serótipo 1 sido detectado pela primeira vez no país a 21 de Setembro de 2007, no concelho de Barrancos, no interior alentejano e junto à fronteira com Espanha.

Desde a detecção daquele primeiro foco, foram implementadas novas medidas sanitárias, como a criação de uma nova zona de restrição e controlo, que engloba os concelhos das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e sete na região Centro.

Fonte: TSF

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt