19 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Os bacteriófagos combatem agentes patogénicos nos produtos hortícolas frescos recém cortados
2008-07-17

Um novo tratamento testado por cientistas do Serviço de Investigação Agrícola (ARS), poderá ajudar o sector dos produtos hortícolas frescos recém cortados a aumentar a segurança alimentar dos seus produtos.

O tratamento antimicrobiano inclui a utilização de agentes submicroscópicos que não podem crescer ou reproduzir-se fora das células bacterianas hospedeiras.

Os agentes virais purificados são chamados bacteriófagos, um nome que significa "devorador de bactérias", e eles podem fazer estragos nas bactérias nocivas, tais como a E. coli O157: H7, que provocam doenças nos seres humanos.

Existe um interesse crescente em bacteriófagos desde o aparecimento de alguns organismos que são resistentes a antibióticos.

Os bacteriófagos, também conhecidos como "fagos", estão presentes no meio ambiente, e só atacam as bactérias; não têm qualquer efeito adverso sobre os seres humanos ou animais.

Durante a investigação foram testados um grupo de fagos (CCA-100) em amostras refrigeradas de melão fresco recém cortado.

Os tratamentos reduziram o número de agentes patogénicos, nas amostras de melão, para 100 vezes quando comparado com o número de agentes patogénicos nas amostras não tratadas.

Também foi testado o fago na alface refrigerada e recém cortada, os resultados indicam que o tratamento com bacteriófagos pode matar a E. coli 0157:H7 na superfície das folhas dos legumes com o mesmo nível de eficácia observada no melão recém cortado.

O fago para se reproduzir liga-se às paredes das bactérias, injectando o seu DNA viral nas células bacterianas hospedeiras, onde o DNA direcciona a produção de mais fagos.

Estes fagos recém formados rebentam as células bacterianas hospedeira e ao libertarem-se dessas células infectam outras células bacterianas.

Os testes mostraram que os tratamentos com bacteriófagos podem ser eficazes para matar a E. coli O157: H7 nos vegetais.

Fonte: ARS

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt