19 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
A Salmonella é o principal risco microbiológico das rações
2008-07-17

O painel dos riscos biológicos da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) emitiu um parecer científico sobre os riscos microbiológicos nos alimentos para animais; segundo o qual, a Salmonella é o principal risco, enquanto a Listeria, E. coli e Clostridium representam menor importância.

O bolo de oleaginosas e a proteína de origem animal são as principais matérias-primas responsáveis pela introdução de Salmonella nas rações industriais.

Durante o seu processamento sofrem um aquecimento para eliminar as bactérias presentes, no entanto podem voltar a sofrer contaminação durante o arrefecimento e na posterior manipulação.

O aquecimento é o método mais eficaz para a descontaminação de alimentos para animais, mas a EFSA considera que é necessário investigar a possibilidade do uso de descontaminantes químicos.

A EFSA recomenda que se realize uma análise de Salmonella a todas as amostras de rações em toda a UE, para poder dispor de dados comparáveis entre países.

A segurança das rações não devem basear-se unicamente sobre a análise do produto final, o que garante a ausência de contaminação, mas também deverá estabelecer um ou mais critérios de higiene aplicados ao longo da cadeia de produção.

Além disso, terá que se validar um método padrão para toda a União Europeia, para controlar a Salmonella na alimentação animal, implementando as boas práticas de higiene e boas práticas de fabrico (BPH e BPF) e HACCP durante toda a cadeia de produção.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt