06 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
O potássio e a preparação da batata
2008-11-10

O método de preparar uma batata pode ter um grande impacto no conteúdo mineral deste tubérculo popular, segundo os investigadores do Serviço de Investigação Agrícola (ARS).

Assada, cozida ou frita, a batata é o tubérculo favorito nos EUA. Por ano, o americano típico come aproximadamente 130 libras de batatas, as quais são uma boa fonte de vitaminas e minerais.

Cortar a batata em cubos pode reduzir o tempo de fervura, mas também reduz o seu conteúdo mineral para quase 75%, esta foi a conclusão dos investigadores da ARS.

A este estudo foram submetidas seis variedades de batatas a vários métodos de preparação, e depois analisados os níveis de potássio e outros 10 minerais na verdura. O que foi verificado foi que a batata cortada em cubos ou em tiras, antes de submetida a um processamento, leva a reduções consideráveis dos níveis de potássio.

Esta poderá ser uma boa estratégia de cozinhar para os aficionados da batata, que querem reduzir o consumo de potássio, como é o caso dos pacientes em diálise. No entanto, as pessoas que querem usufruir ao máximo do valor nutricional da batata deveriam cozinhar as batatas inteiras.

Durante este estudo também foi examinado os efeitos de desinfectar as batatas – isto é, demolhá-las durante a noite.

Os resultados mostraram que a desinfecção não teve nenhum impacto significativo na redução de potássio, em contraste com a sabedoria convencional.

Os resultados desta investigação poderão ser úteis na tomada de decisão de como cozinhar para os consumidores que querem reduzir o conteúdo mineral das suas batatas, assim como para aqueles que querem maximizar os seus benefícios nutricionais.

Fonte:ARS

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt