19 de Maio de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
França retira do mercado 300 toneladas de soja com melanina proveniente da China
2008-12-02

Cerca de 300 toneladas de soja importadas da China para alimentação das aves de capoeira "bio" foram retiradas do mercado por terem uma taxa de melanina 50 vezes superior à norma autorizada.

Na sequência da descoberta, foi convocada uma reunião de segurança sanitária que será consagrada à qualidade dos produtos importados em França, nomeadamente chineses, alguns dos quais tiveram consequências dramáticas.

Um dos três lotes importados, de 293 toneladas, apresentava uma taxa de melanina de 116 mg/kg para uma norma de 2,5 mg. Todos os alimentos fabricados a partir destas matérias foram retirados do mercado no início de Novembro.

As 300 toneladas de soja foram entregues, antes das análises, essencialmente a 127 criadores biológicos do Loire.

As análises realizadas à carne de porco e de galinhas poedeiras revelaram não existir nenhum perigo para a saúde pública. Contrariamente à dioxina, a melanina não se acumula no organismo, não existindo transmissão na cadeia alimentar.

A cadeia biológica precisa de 18 mil toneladas de soja quando a França só produz quatro mil toneladas, daí a necessidade de importação. O país que habitualmente fornece o mercado francês é o Brasil e as importações da China sucedem face a uma má colheita do Brasil.

Os controlos dos stocks foram realizados depois de um alerta da União Europeia no final de Outubro que recomenda a vigilância às importações procedentes da China.

O organismo encarregue da certificação bio da soja importada, disse que o exportador chinês tinha cometido uma "fraude" que os seus processos de controlo não souberam detectar.

Os controlos deste organismos aos próprios produtos incidem sobretudo nos pesticidas.

A melanina, descoberta no leite em pó para bebés que matou quatro recém-nascidos na China e deixou doentes muitos outros, é um produto químico utilizado no fabrico de colas e de plástico. Provoca cálculos renais, ou até o bloqueio de funções renais quando se mistura no organismo em cristais depois de ter estado em contacto com outros componentes químicos.

A reunião de segurança sanitária tem por objectivo propor todas as medidas complementares que permitirão proteger melhor o consumidor.

Fonte: Agronotícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt