22 de Janeiro de 2019
Test-Drive
Test-drive
Experimente gr√°tis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Aprova√ß√£o de limite m√°ximo para √Ācidos gordos trans nos alimentos
2019-01-09

√Č do conhecimento geral que a ingest√£o de √°cidos gordos trans deve ser t√£o baixa quanto poss√≠vel no contexto de uma dieta adequada do ponto de vista nutricional.

Vários estudos e relatórios indicam-nos que uma elevada ingestão de ácidos gordos trans aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, mais do que qualquer outro nutriente por valor calórico.

Assim foi votada por maioria qualificada no Comit√© da cadeia alimentar e sa√ļde animal de 7 de dezembro, sec√ß√£o ‚ÄúGeneral Food Law‚ÄĚ um regulamento que estabelece que o teor de √°cidos gordos trans, com exce√ß√£o dos √°cidos gordos trans que ocorrem naturalmente em l√≠pidos de origem animal, nos alimentos destinados ao consumidor final e nos alimentos destinados ao abastecimento dos retalhistas n√£o pode exceder 2 gramas por 100 gramas de l√≠pidos.

Esta medida que se aplicar√° a todos os produtos colocados a 1 de abril de 2021 √© considerada uma medida da maior import√Ęncia em termos de sa√ļde p√ļblica.

O período de transição (até abril de 2021) visa o esgotamento de produtos no mercado e a necessária adaptação dos operadores do sector alimentar a esta nova medida de segurança alimentar.

Fonte: DGAV

¬Ľ Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2019 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt