09 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Depois da Austrália, medo dos morangos com agulhas chega à Nova Zelândia
2018-09-26
Qualfood

Depois de consumidores australianos terem encontrado agulhas em morangos, o medo agora estende-se à Nova Zelândia, onde também foram detetadas embalagens desta fruta com agulhas num supermercado de Auckland.

A cadeia de supermercados Countdown, da Nova Zelândia, anunciou que retirou de venda uma marca de morangos da Austrália.

"Levamos a segurança alimentar muito a sério", referiu a empresa em comunicado. "Os consumidores que tenham adquirido morangos da marca em questão podem pedir o reembolso total nos nossos supermercados", acrescenta.

No comunicado, a cadeia de supermercados refere que não foram reportados ferimentos na Nova Zelândia mas aconselha os consumidores a cortarem os morangos antes de os comerem.

No início de setembro, foi encontrada uma agulha em morangos embalados comprados em Queensland, na Austrália. O primeiro passo preventivo da cadeia de supermercados local foi retirar as agulhas à venda nos seus espaços.

O governo australiano já elevou a pena de prisão de 10 para 15 anos para o crime de adulteração de alimentos e anunciou uma recompensa de 55 mil euros para quem tenha informações úteis sobre o caso.

Entretanto, os comerciantes foram obrigados a deitar fora toneladas de fruta que não conseguiram vender, devido ao receio dos consumidores, e os preços estão agora abaixo do custo de produção.

Os dois maiores distribuidores da Nova Zelândia deixaram de importar morangos da Austrália devido ao medo dos consumidores.

Fonte: Jornal de Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt